Arquitetura

Cinco dicas de design para tornar o escritório mais humanizado

De iluminação a tecnologia integrada, é possível promover colaboração e produtividade no ambiente corporativo

 

Grande parte de vida dos trabalhadores corporativos se passa dentro de um escritório, lugar que, para muitos, é uma segunda casa. Embora a discussão sobre a inclusão de tecnologias inteligentes nas companhias esteja em alta, as equipes ainda são formadas essencialmente por humanos, que desempenham diversas atividades na empresa. Além do escopo profissional, com a criação e desenvolvimento de soluções e projetos, existe a interação com colegas, refeições, momentos de descontração, entre outros.

Nesse contexto, é preciso pensar no espaço corporativo de forma mais ampla. De acordo com Murilo Toporcov, diretor executivo da IT’S Informov, empresa de arquitetura, engenharia e design para o mercado corporativo, é necessário que o escritório atenda às necessidades de um novo perfil de trabalhador, com um local que fomente tanto a criatividade e produtividade, quanto a colaboração e qualidade de vida.

Segundo o executivo, diversos recursos podem ser considerados no design para construir um ambiente mais humanizado, de iluminação à integração com a natureza.

Iluminação natural
De cansaço visual, dores de cabeça e irritabilidade, a falta de planejamento no projeto de iluminação pode afetar diretamente a saúde e, consequentemente, a produtividade do trabalhador. Uma saída é utilizar luz natural de forma integrada à artificial, com sistemas de controle e equilíbrio da luminosidade.

Open Space
O conceito de “escritório sem paredes” rompe as barreiras físicas que separam as equipes umas das outras. A interação entre departamentos é uma forma de promover a integração do time e o open space facilita essa troca de conhecimentos.

Espaços de concentração
Em contrapartida, é importante incluir locais adequados para os colaboradores que precisem de silêncio ou privacidade para estudos ou para momentos de concentração.
Tecnologia integrada

A tecnologia deve ser usada no intuito de facilitar o dia a dia dos funcionários. Painéis para controle de reservas de salas de reunião e telas para acompanhamento e atualização de metas são alguns dos exemplos de recursos a serem implementados.

Biofilia
Com o objetivo de integrar a natureza nas empresas, esse design traz diversos benefícios. Segundo um relatório de 2015, encomendado por uma multinacional líder em carpetes, funcionários que trabalhavam em um ambiente com elementos de biofilia eram 15% mais produtivos.

Sobre a IT’S Informov
Há mais de 27 anos no mercado, a IT’S Informov é referência em arquitetura, engenharia e design para o mercado corporativo. A empresa é pioneira no Informov Turnkey System, que entrega desde o conceito de arquitetura e design até a execução da obra, oferecendo a solução completa em um único contrato (chave na mão). Com atuação em diversas frentes como escritórios corporativos, coworking, hospitais, escolas e universidades, espaços culturais, hotéis, restaurantes e também construção civil, por meio de retrofit de prédios existentes ou de projetos e obras de novos edifícios. A IT’S dá vida a projetos arquitetônicos disruptivos e autênticos com agilidade, cuidado e compromisso. A empresa possui equipe própria de arquitetura, engenharia e implantação, que trabalha com agilidade, com sin cronismo e integração.
Mais informações em: itsinformov.com.br/

Crédito: Divulgação
Fonte: Imagem Corporativa

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar