Arquitetura

Bay windows: profissionais apresentam soluções e novos usos na CASACOR Rio de Janeiro

Localizada em uma propriedade que era a antiga sede do grupo Monteiro Aranha e que conta com uma casa colonial no bairro da Glória, a CASACOR Rio de Janeiro 2018, conta com uma arquitetura de época, com destaque para as famosas bay windows. Bay window é um tipo de janela que se projeta para fora do edifício, e normalmente protegida por vidros. Elas ganharam popularidade nos anos de 1870 e ainda hoje são um recurso arquitetônico bastante utilizado em projetos de casas.

Esse elemento arquitetônico foi um dos desafios enfrentados pelos profissionais participantes da mostra, segundo Patricia Quentel, franqueada da CASACOR RJ. “As janelas da casa tinham um estilo mais comercial, então foi um trabalho importante deixa-las com aspecto de casa e também oferecer alternativas para este espaço”, comenta.

O resultado foi surpreendente. Várias ideias foram oferecidas pelos profissionais que, com muita criatividade, trouxeram soluções que podem ser perfeitamente aplicadas em casa: hortas, jardins, biblioteca, mini galeria de arte, entre outras alternativas.

O Studio Neo traz uma solução eficiente para espaços pequenos. Monique Pampolha e Hannah Cabral projetaram dois espaços nas duas janelas existentes: a primeira abriga uma charmosa área de refeições, com um banco disposto na bay window, emoldurada por um painel de madeira; a outra, também emoldurada por uma caixa em laca preta, que recebeu iluminação pontual e ainda serve como uma bancada de trabalho, com a companhia da cadeira Coroa, de Gustavo Bittencourt.

CASACOR Rio de Janeiro 2018
Local: Ladeira de Nossa Senhora, 163. Glória
De 18 de setembro a 4 de novembro de 2018
Horário: de terça a sábado, das 12h às 21h; domingo, das 12h às 20h.

Sobre a CASACOR
A CASACOR é reconhecida como a mais importante mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2018, além da 28ª edição no Rio de Janeiro, serão outros 16 eventos nacionais: Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Florianópolis e Itapema) e São Paulo (São Paulo e Ribeirão Preto) e quatro internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru.

Crédito: Divulgação
Fonte: a4&holofote Comunicação

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar