Arquitetura

Arquiteta projeta ambiente na CasaCor PR inspirada em suas viagens

ALÉM DO MOBILIÁRIO ASSINADO, ARQUITETA TRAZ PEÇAS DE DECORAÇÃO DE VÁRIAS REGIÕES DO PAÍS E DO MUNDO

 

Ao entrar na Biblioteca da CASACOR Paraná, assinada pela arquiteta Luciana Hara, os visitantes deparam-se com um quadro fotográfico iluminado da escadaria do Palácio das Indústrias, em São Paulo. Através do olhar do fotógrafo Bruno Leite, a imagem do monumento histórico remete a arquitetura eclética da antiga prefeitura da cidade. Ao continuar a observação do ambiente, o visitante é direcionado ao canto esquerdo da biblioteca, que traz a poltrona Wabi, do arquiteto Guilherme Torres. O móvel traz um conceito de beleza nas coisas não convencionais, através da definição do nome japonês. Um pouco mais à cima, o teto ripado do ambiente traz ao projeto características mais robustas, com linhas que proporcionam a amplitude do ambiente. O detalhe agressivo, mas elegante no ambiente, veio das tendências arquitetônicas do Chile, vivenciadas pela arquiteta.

Crédito: Antônio More

A atmosfera intelectiva do ambiente de 35m², que também faz referencia a arquitetura cosmopolita de Nova York, foi a opção da profissional paranaense para desenvolver um projeto moderno, com automação exclusiva e inspirado em suas viagens ao redor do mundo. “Posso dizer que em cada pedacinho do meu espaço possui uma tendência de arquitetura e decoração que conheci durante minhas viagens,” conta Luciana.

O desenvolvimento do projeto teve a ajuda especial do arquiteto paulista Adelino Marinho Neto. Através de uma amizade formada na CASACOR de 2015, Luciana convidou o arquiteto para a curadoria do ambiente. “A proposta estipulada pela arquiteta, foi a de proporcionar sensações inusitadas aos visitantes. Transformamos o local em um espaço autêntico e com um design nada convencional”, relata Marinho.

Para o curador, o principal destaque no ambiente, e que garantem ainda mais a autenticidade na Biblioteca, foram as “orquídeas voadoras”. “Por tratar-se de um ambiente mais masculino e rústico, as orquídeas trouxeram a leveza e foram dispostas de uma forma inusitada, penduradas ao teto”, acrescenta.

Completando o espaço da Biblioteca, a arquiteta desenvolveu a mesa para leitura – ou também uma opção de home office. O design do móvel foi composto por uma raiz de árvore, encontrada dentro que um rio, que serviu de apoio para o tampo de vidro e pés em aço inox. “Para completar o ambiente, eu precisava de uma mesa singular. E para ter essa característica, eu projetei a mesa que trouxe ainda mais autenticidade para o meu ambiente”, acrescenta Luciana.

A curadoria de Adelino, também proporcionou ao ambiente os mobiliários assinados por renomados designers e arquitetos brasileiros, como a poltrona de Guilherme Torres, o banco mocho de Sérgio Rodrigues, e os móveis da Villa Batel. Também foi através do arquiteto, que Luciana Hara, trouxe para o ambiente as duas fotografias de Bruno Leite.

A proposta para os quadros fotográficos foi a de que eles fossem uma continuação do ambiente. E foi assim, que a imagem inédita do Palácio das Indústrias em São Paulo, feita há quatro anos pelo fotógrafo Bruno Leite, foi exposta na CASACOR Paraná. Também é de Bruno a foto que traz a imagem do Metropolitan Museum em Nova York. “Ambas as imagens fazem que o observador imagine além da fotografia, continuando o cenário de acordo com as suas próprias experiências”, relata Bruno Leite.

Conceito do espaço
“A proposta foi trazer a funcionalidade de uma biblioteca nos dias atuais, onde muitos utilizam a leitura em computadores e e-books, agregando, assim, fatores que o diferenciam dos tradicionais ambientes de leitura, como na iluminação. Uma tendência nos dias atuais. Os livros e revistas, lógico, não foram deixados de lado. O amplo espaço traz tranquilidade ao morador, deixando de lado a agitação da cidade, e assim traz uma atmosfera convidativa para relaxar,” destaca a arquiteta, relevando que a sua inspiração para o ambiente favoreceu essa nova modalidade de leitura, com a implantação de luz diferenciada e um ambiente que auxiliam a atividade.

A Biblioteca mescla contrastes de cores claras e escuras destacando os objetos com um colorido provocante. “Nos projetos residenciais, este ambiente tem que ser versátil, com diversas utilidades, como um home office, living e sala de estudos.”

Sobre Luciana Hara
Luciana Hara é arquiteta formada pela PUCPR. Atua há 7 anos em Curitiba desenvolvendo projetos de interiores. Na CASACOR Paraná, esta é a terceira edição que ela participa. Em 2015 assinou o projeto da suíte do casal e em 2016 do toalete social.

SERVIÇO
Luciana Hara Arquitetura
Local: Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 3901, cj 32, no Ecoville – Curtiba/PR
Telefone: (41) 3086-1666
Site: www.lucianahara.com

CASACOR PARANÁ 2019
Local: Rua Coronel Menna Barreto Monclaro, 423, Edifício Zoller Building Center – Centro – Curtiba/PR
Telefone: (41) 3029-6956
Data: 18 de maio a 7 de julho de 2019
Ingressos: R$50 / R$25 meia entrada – Bilheteria no local

Crédito Foto Destaque: Antônio More
Fonte: MComm Comunicação Dirigida

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar