Arquitetura

A importância da iluminação em projetos de interiores

Um bom projeto de interiores deve contemplar o bem-estar, com soluções para o espaço, decoração adequada ao estilo do morador, e claro, recursos luminotécnicos.

 

“A iluminação dá vida ao ambiente. Ela traz aconchego e tem papel de destaque na decoração”, revela Tássia Pereira, designer de interiores do escritório TT Interiores.

De acordo com a profissional, a iluminação certa valoriza o projeto, “mas é preciso saber usa-la. Não é apenas colocar algumas lâmpadas e iluminar o local”, frisa Tássia, ressaltando que há todo um estudo para o aproveitamento da luz natural, bem como do posicionamento da iluminação artificial, com a escolha correta de lâmpadas, luminárias e outros acessórios, até mesmo da cor da luz e altura a ser utilizada. “Há no mercado grande variedade de produtos para a iluminação, com acessórios de diferentes tamanhos e cores. Sem o acompanhamento de um profissional, o consumidor fica sem saber a melhor escolha, o que pode impactar negativamente no projeto”, diz.

 

Luz Natural

Inúmeros são os benefícios da iluminação natural. Além disso, ela reduz o consumo de energia e é ecologicamente correta. Para aproveitar ao máximo esse recurso, a designer de interiores indica a utilização de revestimentos em tons claros, que refletem melhor a luz, bem como pintar as paredes, também, com cores claras. “Além disso, opte por cortinas com tecido translúcido e utilize espelhos, um ótimo recurso para refletir a luz”, recomenda Tássia.

 

Projeto TT Interiores. Projeto com cores claras e cortinas translúcidas para o melhor aproveitamento da luz natural.

 

Luz Artificial

A luz artificial valoriza o ambiente e dá destaque à mobiliários, obras de arte, mesas de jantar, entre outros. “Esse tipo de iluminação precisa ser pensado ambiente por ambiente. Num quarto, por exemplo, ela tem que proporcionar conforto visual; já em um living, ela pode ser direcionada para dar destaque às obras de arte; num closet, o foco é dar destaque à área da maquiagem, entre outras necessidades”, ensina a designer de interiores.O ideal, de acordo com Tássia, é a junção de iluminação natural com a artificial. Juntos, eles dão harmonia aos espaços, seja ele comercial, ou residencial.

Projeto TT Interiores. Iluminação indireta dá destaque às áreas como mesa de jantar e objetos decorativos. Os espelhos usados na parede, junto com a iluminação, dão a sensação de amplitude ao local.

 

Serviço:
TT Interiores
www.ttinteriores.com.br

Crédito: Divulgação
Legenda Foto Destaque: Projeto TT Interiores. Para a iluminação deste projeto foram usadas fitas de Led, aplicadas atrás do rebaixo do gesso. No teto, a escolha foi por spots, que além de decorar, levam pontos de luz ao ambiente. Sob a mesa, um pendente, que cria uma iluminação direta, quando necessário.

Fonte: Komunik

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar